REGULAMENTO

1. Objeto e Prazo

1.1. O Concurso Cultural “Desafio das Bandas” será realizado e promovido pelo Grupo A TARDE, inscrito no CNPJ sob o nº 15.111.297/0001-30.

1.2. O Concurso será realizado em Salvador, no estado da Bahia.

1.3. O Concurso é destinado a bandas amadoras do gênero musical rock e suas variações.

1.4. O presente Concurso será realizado em 4 (quatro) etapas: 1 classificatória, 2 eliminatórias e 1 final. A primeira fase consiste na inscrição das bandas via internet e na avaliação dos vídeos enviados por uma comissão julgadora para seleção de 20 bandas. A segunda etapa consiste na votação popular: os vídeos da performance ao vivo das 20 bandas previamente selecionadas por um júri ficarão disponíveis para visualização no site oficial do evento e o público irá eleger as 8 melhores. Na terceira etapa, as 8 bandas mais votadas disputarão as etapas seletivas ao vivo. Serão dois dias de etapas seletivas, disputando 4 bandas por dia de evento, escolhidas pelos jurados. As 4 melhores bandas, vencedoras das seletivas, se enfrentarão na final ao vivo e a ganhadora será escolhida pelo júri presente.

2. Das Condições de Participação no Concurso – Fase Classificatória

2.1. Para participar, todas as bandas do gênero musical rock interessadas, desde que seus integrantes sejam músicos amadores e estudantes, deverão se inscrever no período compreendido entre as 0h do dia 11 de outubro de 2014 e as 23h59min do dia 26 de outubro de 2014, através do site oficial do Concurso www.desafiodasbandas.com.br, na seção “Inscrições”, informando os seguintes dados: a) nome da banda; b) dados do líder da banda: nome completo, RG, telefone, e-mail; escola em que estuda; estado e cidade de residência, data de nascimento; c) dados dos pai e da mãe ou responsáveis legal de cada um dos integrantes das bandas: nome completo e RG (para menores); d) dados dos demais integrantes da banda: nome completo, CPF e instituição em que estuda; e e) link de 01 (um) vídeo já postado no site YouTube, Vimeo, ou qualquer outro site que permita o compartilhamento de vídeos, demonstrando a performance ao vivo da banda executando uma canção autoral, sob pena de desclassificação.

2.1.1. Os vídeos deverão ter, no máximo, 05 (cinco) minutos de duração.

2.2. Cada banda deverá ter, no mínimo, 02 (dois) integrantes.

2.2.1. Para ser aceita a inscrição, cada banda deverá ter, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de seus integrantes devidamente matriculados em instituições de ensino médio ou superior, no estado da Bahia, devendo ser apresentado comprovante de matrícula em momento oportuno, previamente informado pela organização do evento.

2.3. Será aceita somente 01 (uma) inscrição por banda.

2.3.1. Os participantes das bandas inscritas não poderão integrar outras bandas.

2.3.1.1. Caso um componente participe de duas ou mais bandas, somente será aceita a inscrição da banda que primeiro enviar seu formulário válido, de acordo com os termos deste Regulamento.

2.4. Não serão aceitas inscrições que não preencham as condições do Concurso estabelecidas neste Regulamento, ou que não estejam adequadas ao tema proposto.

2.5. A música apresentada no vídeo deverá ser de autoria exclusiva do(s) componente(s) da banda, não podendo ser cover, conter samplings, ou quaisquer outros itens que caracterizem plágio.

2.6. As letras das músicas não poderão conter palavras e/ou expressões de baixo calão, contrárias à moral e aos bons costumes e/ou que agridam a imagem e/ou direito do Grupo A TARDE ou de terceiros, a critério e julgamento da organização do evento.

2.6.1. As letras não poderão conter nenhuma referência aos concorrentes de quaisquer veículos do Grupo A TARDE.

2.7. Para serem aceitos, os vídeos não poderão conter cenas de nudez, violência, gestos obscenos ou contrários à moral e aos bons costumes.

2.8. As bandas serão excluídas automaticamente se os vídeos fizerem referências desonrosas a pessoas, locais, obras culturais ou quaisquer outras protegidas por direitos autorais.

2.9. Da mesma forma, as bandas serão automaticamente desclassificadas do Concurso em caso de apresentação de vídeo que não seja de sua autoria, podendo ainda responder por crime de falsidade ideológica ou documental.

2.10. A banda que enviar vídeo que envolva direitos ou imagens de terceiros deve necessariamente providenciar a cessão desses direitos, inclusive de uso de imagem das pessoas envolvidas, isentando expressamente o Grupo A TARDE e/ou terceiros por quaisquer reclamações extrajudiciais e/ou judiciais decorrentes do uso de ditas imagens.

2.11. As bandas serão excluídas automaticamente do Concurso, ainda, em caso de fraude comprovada, ou em caso de envio de vídeos com teor grosseiro, ofensivo, discriminatório ou que violem qualquer lei municipal, estadual ou federal, ou, ainda, com teor comercial (propaganda de produtos e serviços).

2.12. Em momento algum poderão o Grupo A TARDE e a organização do evento serem responsabilizados por inscrições perdidas, atrasadas, enviadas erroneamente, incompletas, incorretas, inválidas ou imprecisas. Assim como, não serão responsáveis por problemas, falhas ou funcionamento técnico, de qualquer tipo, em redes de computadores, servidores ou provedores, equipamentos de computadores, hardware ou software, ou erro, interrupção, defeito, atraso ou falha em operações ou transmissões para o correto processamento de inscrições, incluindo, mas não se limitando, a transmissão imprecisa de inscrições ou falha em recebê-las, em razão de problemas técnicos, congestionamento na internet ou no site oficial do Concurso www.desafiodasbandas.com.br, vírus, falha de programação (bugs) ou violação por terceiros (hackers).

2.13. Os vídeos enviados que não apresentarem nenhuma das características que os impeçam de serem aceitos neste Concurso poderão ser exibidos em internet e mídia eletrônica.

2.14. Os pais ou os responsáveis legais dos menores responderá (ão) integralmente por todos os atos praticados pelos integrantes menores das bandas inscritas neste Concurso.

3. Do Julgamento das 20 Bandas Classificadas

3.1. O julgamento das 20 (vinte) bandas classificadas será feito entre os dias 27 e 28 de outubro de 2014 na sede do Grupo A TARDE, situado à Rua Professor Milton Cayres de Brito, Caminho das Árvores.

3.1.1. Serão eleitos as 20 (vinte) melhores bandas por meio dos vídeos enviados.

3.2. A Comissão será composta por profissionais baianos envolvidos com o meio musical.

3.3. Os parâmetros que serão utilizados pela Comissão Julgadora na escolha das 20 (vinte) bandas classificadas são: presença de palco, execução técnica e musical, entrosamento, criatividade e originalidade.

3.4. As 20 (vinte) bandas classificadas serão notificadas via e-mail ou telefone.

3.5 O resultado das 20 (vinte) bandas classificadas será veiculado no site oficial do Concurso (www.desafiodasbandas.com.br) e na página oficial do evento no Facebook www.facebook.com/desafiobandas, no Instagram Instagram.com/instagram.com/desafiobandas e no Twitter twitter.com/desafiobandas.

4. Das Fases Eliminatórias

4.1. As 20 (vinte) bandas classificadas participarão de uma etapa eliminatória que será realizada no site oficial do evento e contará com a participação popular. Esta primeira eliminatória escolherá as 8 bandas que seguirão para as etapas seletivas ao vivo.

4.2. Para participar das etapas seletivas ao vivo, todos os integrantes das 8 (oito) bandas classificadas deverão apresentar a via original do documento oficial de identidade (RG), comprovante original de matrícula escolar, além da autorização dos pais ou responsáveis legais, em caso de menores, com firma reconhecida, acompanhada de cópias autenticadas dos documentos oficiais de identidade (RG ou CNH) do(s) signatário(s) das autorizações.

4.3. Caso alguma das 8 bandas mais votadas no site do Concurso não atenda aos requisitos deste Regulamento, esta será automaticamente desclassificada, sendo convocada então a banda seguinte, obedecendo à ordem de pontuação, e assim sucessivamente.

4.4. A etapa seletiva consiste em uma performance musical de cada uma das 8 bandas, tendo o tempo máximo de 10 minutos ou 4 músicas para a sua apresentação. Dentro deste tempo, a banda deverá executar uma composição de conteúdo (letra e música) autoral, obrigatoriamente de um ou mais componentes da banda.

4.5. A cada seletiva haverá, no mínimo, 3 (três) votos. Os 3 (três) jurados não serão fixos, pois a cada programa teremos novos convidados mantendo, contudo, o mesmo padrão de qualidade. Na final, teremos o mínimo de 5 (cinco) jurados.

4.6. A comissão julgadora será composta por artistas e/ou jornalistas ligados às áreas de artes, música, teatro, etc., valorizando, em primeiro lugar, o conteúdo musical (afinação, harmonia, etc), a estética, a interpretação, impacto da apresentação e torcida organizada. Os membros da comissão serão selecionados pela produção do programa. A composição do corpo de juri não poderá ser questionada por nenhuma das instituições participantes (bandas, público, etc). Os jurados são de total responsabilidade do DESAFIO DAS BANDAS.

5. Da Fase Final

5.1. As 4 (quatro) bandas classificadas nas etapas seletivas participarão da etapa final.

5.2. Na etapa final ocorrerá um evento no qual 4 bandas concorrem, realizando uma apresentação de no máximo 10 minutos cada.

5.2.1 A música autoral apresentada na eliminatória deverá, obrigatoriamente, constar no repertório. O restante da apresentação poderá ser composto de músicas de afinidade da banda, autoral ou não. A parte principal do julgamento recairá sobre a música classificada na eliminatória, sendo o restante da apresentação importante para os jurados observarem e pontuarem itens como habilidades, conjunto, harmonia, integração, performance, etc.

5.3.1. As músicas selecionadas para apresentação não poderão conter palavras e/ou expressões de baixo calão contrárias à moral e aos bons costumes e/ou que agridam a imagem e/ou direito do Grupo A TARDE, organização do evento e/ou de terceiros.

5.4. As letras não poderão conter nenhuma referência a empresas e/ou marcas concorrentes do Grupo A TARDE.

5.5. As bandas deverão se apresentar com os mesmos integrantes inscritos no Concurso, não sendo permitidas alterações de formação da banda, sob pena de desclassificação.

5.6. Todo e qualquer custo das bandas concorrentes (transporte, alimentação, hospedagem, ensaios, etc.) será de total responsabilidade dos mesmos.

5.7. Todas as apresentações serão filmadas e fotografadas pela organização do Concurso e aquelas que não apresentarem nenhuma das características que os impeçam de serem aceitos neste Concurso poderão ser exibidas em internet, mídia eletrônica, digital e impressa.

5.8. Os parâmetros que serão utilizados pela Comissão Julgadora na escolha da banda vencedora são: presença de palco, execução técnica e musical, entrosamento, originalidade, habilidades, conjunto e harmonia.

5.9. O resultado será divulgado no dia e local de realização da fase final ao término das apresentações das bandas concorrentes e das bandas convidadas.

6. Do Prêmio

6.1. A banda escolhida pelo corpo de jurados na final como 1º colocada ganhará a gravação de 6 músicas em estúdio profissional de escolha da produção do DESAFIO DAS BANDAS e R$ 3.000,00 em instrumentos musicais. A segunda, a terceira e a quarta colocada receberão, respectivamente (em ordem crescente de classificação), instrumentos musicais no valor de R$ 2.500,00, R$ 2.000,00 e R$ 1.500,00.

6.2. Todos os prêmios são de escolha exclusiva da produção do Desafio das Bandas, não cabendo recurso.

7. Da Entrega Do Prêmio

7.1. A entrega da premiação acontecerá no local da realização da Final, sendo dia e hora previamente informado pela organização do evento aos integrantes da banda vencedora.

7.2. Os prêmios serão entregues às bandas vencedoras sem qualquer sorteio ou operação assemelhada, nem vinculação de seus integrantes à aquisição de qualquer bem e/ou utilização de qualquer serviço ou mediante pagamento.

8. Das Considerações Gerais

8.1. Este Concurso tem cunho exclusivamente cultural e a participação nele não está subordinada a qualquer modalidade de álea ou pagamento pelos concorrentes, nem vinculada à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço.

8.2. Ao inscrever-se para participar do Concurso, nos termos deste Regulamento, os integrantes das bandas estarão automaticamente autorizando a Realizadora e a Promotora a utilizarem, desde já e de pleno direito, de modo expresso e em caráter definitivo, irrevogável e irretratável, sem qualquer onerosidade, o uso de seu nome, imagem e sua voz em fotos, arquivos e/ou meios digitais ou não, digitalizadas ou não, bem como em cartazes, filmes e/ou spots, jingles e/ou vinhetas, em qualquer tipo de mídia e/ou peças promocionais, inclusive em televisão, rádio, jornal, cartazes, faixas, outdoors, mala-direta e na Internet, para a ampla divulgação do presente Concurso, licenciado, sem qualquer limitação, também à organização do evento a todos os direitos autorais por tempo indeterminando relativos ao vídeo criado e as apresentações realizadas.

8.3. Pelo simples ato de inscrição neste Concurso, os integrantes das bandas ainda autorizam, reconhecem e aceitam que os dados pessoais e demais informações, inclusive os submetidos por meio do formulário de participação, passam a ser de propriedade da organização, que poderão utilizá-los para os fins necessários à adequada realização e divulgação deste Concurso, sem que qualquer valor seja devido em razão da presente autorização.

8.4. Os integrantes das bandas, neste ato, assumem plena e exclusiva responsabilidade pelos vídeos que produzirem, por sua titularidade, originalidade e imagens nele utilizadas, incluindo, sem limitação, responsabilidade por eventuais violações à intimidade, privacidade, honra e imagem de qualquer pessoa, a deveres de segredo, à propriedade industrial, direito autoral e/ou a quaisquer outros bens juridicamente protegidos, eximindo a organização de qualquer responsabilidade relativamente a tais fatos, aspectos, direitos e/ou situações.

8.5. Os integrantes das bandas reconhecem e aceitam expressamente que a organização não poderão ser responsabilizadas por qualquer dano ou prejuízo oriundo da participação neste Concurso ou da eventual aceitação do prêmio.

8.6. O presente Regulamento poderá ser alterado e/ou o Concurso suspenso ou cancelado, sem aviso prévio, por motivo de força maior ou por qualquer outro ou motivo que esteja fora do controle da organização do evento e que comprometa a realização do Concurso de forma a impedir ou modificar substancialmente a sua condução como originalmente planejado.

8.7. Para esclarecer eventuais dúvidas sobre o presente Concurso, os participantes poderão entrar em contato através do e-mail oficial do Concurso desafiodasbandas@grupoatarde.com.br.

8.8. A participação neste Concurso implica a aceitação total e irrestrita de todos os itens deste Regulamento.